Pular para o conteúdo
Ruas principais · Pirituba

Rua Maria Lucia Duarte

Uma rua de casas em Pirituba, com feira às sextas e o nome de uma educadora alagoana que fundou colégios e escreveu sobre a educação da mulher.

Mapa de Rua Maria Lucia Duarte e arredores, com a rua marcada
Mapa: OpenFreeMap © OpenMapTiles, dados © colaboradores do OpenStreetMap
Extensão
0,9 km
Na classificação da CET
Coletora
Lotes com frente para a rua
159
De uso comercial
9%
Pontos de ônibus
6
Até a estação Vila Clarice
1,1 km

Dados públicos da Prefeitura de São Paulo (GeoSampa), levantados em 25/10/2026.

Da Estrada do Jaraguá à Av. Santa Mônica

Com cerca de 900 metros, a Rua Maria Lucia Duarte vai da Estrada do Jaraguá à Av. Santa Mônica, no bairro de Pirituba. É uma rua de casas: dos 159 lotes com frente para ela no cadastro do IPTU, 138 são residenciais. Pelo Código de Trânsito, é uma via coletora, das que recolhem e distribuem o trânsito dentro das regiões da cidade.

Feira às sextas

Pelo cadastro de feiras da Prefeitura, a feira livre Mutinga acontece às sextas-feiras na própria rua, na altura do nº 35.

Quem foi Maria Lucia Duarte

Nascida em Alagoas em 1865, Maria Lucia Duarte foi educadora. Ensinou português, francês, geografia e aritmética, fundou vários colégios de ensino primário e secundário e deixou trabalhos sobre a educação da mulher. Escreveu poesia, atuou como jornalista e colaborou com muitos jornais e revistas. Morreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 1949.

Antes chamada de Ruas 2, D e C, a rua recebeu o nome dela pelo Decreto nº 6.325, de 20 de dezembro de 1965.

Saúde, escolas e trem

A UBS Vila Pirituba fica a cerca de 300 m, e a UBS Parque Maria Domitila, a uns 700 m. A até 300 m há quatro escolas e creches da rede pública, como a EE Professor Júlio César de Oliveira, a uns 150 m, e a EMEI Afonso Sardinha, a uns 200 m. A rua tem seis pontos de ônibus, e a estação mais perto, a Vila Clarice da Linha 7-Rubi, fica a cerca de 1,1 km.

Almeida e Flores

Imóveis perto daqui

Anúncios da casa a até 500 m da rua, pelo ponto aproximado de cada um no mapa. São 11; aqui, os 8 mais perto.

Fontes

Texto da Almeida e Flores, escrito em 27/10/2026, com os dados da Prefeitura levantados em 25/10/2026.

WhatsApp